Estamos no Facebook
Titulo Blog

Controlar as emissões e os prazos de validade das Certidões Negativas de Débitos - CND não é um trabalho simples e muito menos fácil. A atividade é bem manual e requer bastante atenção e dedicação de um ou mais dos integrantes da equipe dentro de um escritório de contabilidade. Isso porque o cliente pode precisar a qualquer momento de uma CND e quase sempre o prazo é ao estilo ‘pra ontem’. 

Neste post, você vai conferir onde são usadas as Certidões Negativas de Débitos e quais são alguns dos tipos deste documento. E ainda, saiba como controlar as Certidões Negativas de Débitos de uma vez por todas.

Onde são usadas as certidões

Exigidas para os mais diversos procedimentos, as certidões negativas são um motivo de preocupação tanto por parte do cliente, como do contador. Geralmente, elas são emitidas por serem requeridas para a participação de empresas em licitações públicas municipais, estaduais ou federais. 

Isso porque, como o próprio nome sugere, as certidões negativas comprovam que determinada pessoa, empresa ou bem não possui débitos com os órgãos em questão, ou seja, comprova a regularidade fiscal e cadastral perante a Receita Federal.

Mas, além de serem comuns às exigências para licitações, as certidões negativas também são solicitadas pelas instituições financeiras. Nestes casos, a empresa apresenta o documento para comprovar que está apta a ter acesso às linhas de crédito para financiamentos e empréstimos ou serviços como limite de conta corrente. 

Os tipos de certidões

Certidão Negativa do Imóvel – sobre pendências que impeçam a venda;
Certidão Negativa de Protesto –  existência ou não de dívidas em cartório;
Certidão Negativa de Execuções Fiscais – dívidas tributárias junto a órgãos municipais e estaduais;
Certidão Negativa de Falência e Concordata – usada em licitações;
Certidão Negativa da Justiça do Trabalho – comprova processos trabalhistas;
Certidão Negativa da Justiça Federal – para saber se há processo criminal;
Certidão Negativa de Tributos Imobiliários – sobre dívidas imobiliárias;
Certidão Negativa de Débitos Previdenciários – contribuições da previdência;
Certidão Negativa Criminal – é o famoso Nada Consta;
Certidão Negativa de Antecedentes Criminais – para pendências criminais.
A solução: como controlar as Certidões Negativas de Débitos

Você viu que não é fácil controlar a emissão e os prazos das certidões negativas das empresas clientes de um escritório de contabilidade. Existem inúmeros tipos e vários órgãos emissores destes documentos. 

É por isso que o Portal Consisa desenvolveu uma ferramenta que é capaz de disponibilizar as Certidões Negativas de Débitos (todas elas!) dentro dos prazos e sem riscos de perder a data de vencimento da sua validade. Este serviço possibilita notificar os responsáveis dentro do escritório de contabilidade e garantir a atualização necessária que exige cada certidão.

Com esta ferramenta do Portal Consisa, o contador economiza tempo e ainda oferece um serviço extra para os seus clientes. 
Gostou? Saiba mais sobre as vantagens do Portal Consisa clicando aqui.

Nome do Autor Consisanet

Especialista em Sistemas Contábeis. 25 anos de experiência, comprometimento e solidez.

Comentários (0)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Escreva o seu nome completo:

Informe um email válido.

Mínimo 5 caracteres

Digite aqui o seu comentário

Aguarde, enviando o formulário..